Setembro, mês da Bíblia: casais bíblicos que devem nos inspirar

-- Por Ton

Chegou o mês de setembro! SIM, mesmo com tantas coisas boas, o mês de agosto parecia o reino da Caverna do Dragão - cada dia que passava, parecia que estávamos mais longe do fim. 

 
Agora é a vez do mês da primavera, o mês onde você pode ir à praia sem ser oprimido pelo sol, o mês da Independência, o mês da Bíblia!

MÊS DA BÍBLIA?

Sim, os católicos costumam usar o mês de setembro para refletir sobre a Bíblia de maneira especial. Neste espírito, nesta terça, nós queremos mostrar alguns casais que devem ser exemplos para todos os que querem casar na Igreja hoje em dia e falar um pouco do que se espera de um casal segundo a Bíblia:

1) Abraão e Sara

Estes dois mostram várias qualidades que um casal deve ter. Mas, em especial, eles nos ensinam a obediência que se deve a Deus. Deus pediu para que eles saíssem de sua terra e fossem para o lugar que Ele iria apontar, e Abraão e Sara ouviram a voz de Deus e foram, e Deus prometeu aquela terra à descendência deles (Gênesis 12, 1.5.7). E quando Deus pediu que fosse sacrificado o único filho concebido pelo casal, Isaac (também tinha Ismael, mas este era filho de Abraão com a escrava de Sara, concebido a pedido desta), Abraão não hesitou em preparar o sacrifício. Até que Deus mandou-o parar, e reconheceu que ele era realmente obediente à sua vontade (Gênesis 22, 2-3.9-12).

 
2) Tobias e Sara

Com Tobias e Sara, o casal aprende que é necessário viver em oração (1 Tessalonicenses 5, 17). Todos os homens que se casaram por Sara morreram na noite de núpcias (Tobias 6, 14); então o anjo Rafael indica o que o casal deve fazer para se livrar da maldição, e uma das medidas é rezar por três noites seguidas antes de consumar o casamento (Tobias 8, 4). De maneira semelhante, o mais importante na vida de um casal é a oração; primeiro, o casal deve se unir a Deus, que é o norte de todo aquele que quer viver uma vida santa; depois, o casal se doa um ao outro de corpo e mente; por fim, é que vem a preocupação consigo mesmo.

 
3) São José e a Bem-Aventurada Virgem Maria

Por último, mas não menos importante, a Sagrada Família de Nazaré nos ensina a estar prontos para servir. Maria ouve a voz do Senhor por seu anjo e diz: "eis aqui a serva do Senhor" (Lucas 1, 38) para a realização do plano divino da Salvação, e também se põe a serviço de sua parenta Isabel (Lucas 1, 39-40). José, por sua vez, ouviu a voz do Senhor em sonho e partiu para o Egito para proteger a família que lhe foi confiada (Mateus 2, 13-15). Quando nos pomos a serviço do outro, não necessariamente somos recompensado, mas a somos felizes, porque estamos cumprindo o plano de Deus. Deus quer que nos façamos servos uns dos outros (João 13, 13-17).

 
Ou seja, o casal deve se pôr em oração, ouvir a voz de Deus, obedecer aos seus comandos, e se pôr a serviço um do outro e os dois do próximo. Esta é a receita para um matrimônio santo.

0 comentários:

Postar um comentário