Uma das coisas mais empolgantes do noivado é a caça aos fornecedores do casamento. Uma das mais empolgantes, mas também uma das mais trabalhosas. Haja pesquisa, visitas, degustações, reuniões... Muitas decisões a serem feitas! Este é o primeiro de uma série de publicações falando sobre a saga que é organizar um casamento - muito pior que a jornada de Bilbo (talvez um pouco melhor que a de Frodo...).
A prestação de serviços para festas é um ramo realmente competitivo. Quase não existem grandes empresas nesse ramo, o que te faz pensar que sua procura por fornecedores será infinita, já que você não conhece ninguém que preste os serviços. Ou até conhece, mas esses mais famosos são aqueeela facada deliciosa no bolso.
Como que os fornecedores se dão a conhecer? Bem, a resposta óbvia é: fazendo publicidade. Mas você não vê nenhum comercial na tevê ou placa na rua por aí anunciando... sei lá... a ABC Forminhas (nome fictício para fins de exemplo). Até porque a maioria desses fornecedores são micro e pequenas empresas ou empresários individuais, que não têm estrutura financeira para esse tipo de abordagem comercial. Então, na prática, muitas pessoas acabam contratando ou pesquisando seus fornecedores dentre aqueles que seus conhecidos que já fizeram festas lhes indicam.
Outra forma de se chegar ao consumidor é um grupo de fornecedores fazer um acordo para que cada um indique os serviços uns dos outros. Essas parcerias costumam se concretizar em degustações, onde todo tipo de serviço é fornecido aos noivos.
Mas hoje queríamos falar de outra forma de abordagem: os eventos de noivos. Estes, semelhantemente à degustação, costumam trazer vários fornecedores para oferecerem seus serviços aos noivos, mas costumam ser promovidos por uma organização especializada em realizar esses eventos.
Eventos de noivos são interessantes porque, diferentemente de degustações, eles são públicos e grandes, então muita gente vai e tem muitos fornecedores, o que te dá a possibilidade de ampliar seus horizontes conhecendo novas empresas. Só que todo mundo também tem a oportunidade de ir, né? Então, basicamente, você ir neles significa ver cenas de guerra. Você entra e eles já te identificam com uma pulseira. Essa pulseira é o que te marca como noivo e noiva, potenciais clientes. Então começa... Você vai no primeiro estande. Gosta do serviço. Eles te apresentam um preço (em geral exorbitante, afinal de contas eles estão tendo uma publicidade que a maioria dos fornecedores não tem). Não bastando isso, te apavoram: ESSE VALOR PODE SER REDUZIDO COM UM MEGA DESCONTO MARAVILHOSAMENTE INCRÍVEL QUE ESTAMOS DANDO APENAS PARA QUEM FECHAR HOJE, NESTE EVENTO.
Você abre o "Internet banking" no celular. Verifica a poupança. Checa a conta corrente. Começa a suar frio. Se você fecha aquele serviço, talvez não consiga aquele a lua de mel que você queria. Sua esperança de ter um casamento com tudo que você planejava ter morre a cada segundo. Mas aí você toma coragem e negocia. Pede pra mandar o catálogo por e-mail, que você vai confirmar no meio da semana. Então você sai daquele estande e tudo acontece de novo.
É muito complicado você fechar um negócio sem conhecer o mercado. Você não conhece aquele fornecedor, você não sabe quanto que o mercado está cobrando naquele serviço... Não dá pra sair fechando de cara. Vale a pena ir em vários eventos de noivos para conhecer vários fornecedores. E organize tudo nas planilhas.
Pense o seguinte: na cabeça do fornecedor, tá rolando a seguinte conta: "crise econômica = todo mundo está fazendo casamento mais simples = caíram as vendas = preciso vender esse serviço = qualquer um que entrar está bom". Como dissemos, a concorrência nesse setor é forte. Ter várias propostas significa maior poder de barganha. A crise econômica significa maior flexibilidade na negociação dos preços e das formas de pagamento. Ninguém quer perder cliente. A bola está com os noivos: não percam a oportunidade de barganhar!
Ah, e não percam a chance de comer. Porque é o mínimo de gentileza que merecemos após tanto estresse emocional.
Fiquem com essa imagem do Wellington e da Bianca testando a qualidade de um sofá. |
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